A Igreja Paroquial de Santo André encontra-se no interior da povoação. Terá sido construída no século XVII. É um templo maneirista, de planta longitudinal, composto por nave e capela-mor, reformada no século XVIII ou XIX. A fachada principal destaca-se pelos cunhais apilastrados coroados por pináculos.
O padroeiro é o Santo André e a festa anual comemora-se em sua homenagem a 30 de novembro, contudo, no verão também lhe é dedicada uma festividade para celebrar a chegada dos imigrantes.
A cruz de Santo André em forma de "X" fala-nos sobre o martírio do santo; conta-nos sobre a forma como ele foi morto. Aconteceu em Patras, na Grécia. Por pregar o Evangelho de Jesus Cristo, Santo André desagradou os líderes locais, ligados à feitiçaria e ao uso da ignorância do povo em benefício próprio. Por isso, foi condenado à crucificação. No momento final, Santo André pediu para ser crucificado numa cruz em "X", por não se achar digno de padecer como Jesus. Assim foi feito. Santo André faleceu no dia 30 de novembro e este é o dia de sua festa.
© 2025 Junta de Freguesia de Curalha. Todos os direitos reservados | Termos e Condições